Claraluz Iluminação

ARTE e LUMINOTÉCNICA para eventos.

Somos Profissionais da Arte, e a nossa Arte Profissional é a Iluminação Cênica!

O estúdio / oficina e ateliê Claraluz atua ha mais de 20 anos no mercado do entretenimento, com grande experiência na criação e execução de projetos de iluminação, somos também locadora de equipamentos.

Navegamos por todos os mares, vamos das Artes Cênicas a Arquitetura em velocidade cruzeiro, este é o espaço para quem faz da técnica de iluminar uma arte.

Uma historinha:
Lá na França, país pioneiro na gestão de iluminação pública e de monumentos, diz-se “Ilumination” para definir uma iluminação no termo mais simples, sem sombras que revela apenas o volume, não a volumetria é como definem uma luz chapada e sem arte.

E lá na França, onde iluminar também é arte e escola, que dizem “Mettre em Lumière” para definir a iluminação artística, a iluminação cênica, a luz que valoriza o objeto iluminado.

Um toque:
Como falar em turismo, consumo e Copa do Mundo, sem falar e planejar a “Vida Noturna” de uma rua, um bairro ou uma cidade? Considere que a espécie humana (com raras exceções) não vive a noite sem iluminação, só tem que escolher entre Ilumination ou Mettre em Lumière.

Confeitaria Rocco

A confeitaria.
Com o conceito “Luz feita à mão”, este foi um trabalho de experimentos, o projeto era iluminar o espaço que serviria de point para confraternizações, badalações, exposições e outras ações de um festival de teatro, o Porto Alegre em Cena.
Projetores com lâmpadas PAR 64, 38, 56, micro-estrobos, HQIs e Set light fizeram a salada deste Buffet luminoso.
Na platibanda com balaustradas instalamos projetores com cor azulada, revelando com suavidade as dimensões do prédio.
Na pesquisa que fizemos descobrimos que havia alusão a luz, a música e outras artes no conjunto escultórico.
Dependendo da perspectiva teremos três possíveis leituras:
Uma luz dramática! Vendo próximo, olhando de baixo para cima o prédio está chorando.
Uma luz cômica! Vendo a certa distância, olhando horizontalmente o prédio está rindo.
Uma luz sem a força da gravidade! O prédio está flutuando mais as opções acima.
Quanto a flutuar também poderia se ler, “levantado por Atlantes”, e a partir deles a iluminação subiu, aliás, os projetores dos Atlantes eram os únicos pontos de cima para baixo, porém, com ângulo de afinação frontal.
De cima para baixo e ao mesmo tempo frontal? Confuso? Exatamente, esta é a idéia.
Se a mistura de lâmpadas ou temperatura de cor eram adequados? Se fora “falta de respeito” com a relevância histórica e arquitetônica? Se, se, se... sei lá! O que importa neste trabalho é que ficou bacana.
Para um profissional de criação experimentar é uma obrigação e um privilégio.