Claraluz Iluminação

ARTE e LUMINOTÉCNICA para eventos.

Somos Profissionais da Arte, e a nossa Arte Profissional é a Iluminação Cênica!

O estúdio / oficina e ateliê Claraluz atua ha mais de 20 anos no mercado do entretenimento, com grande experiência na criação e execução de projetos de iluminação, somos também locadora de equipamentos.

Navegamos por todos os mares, vamos das Artes Cênicas a Arquitetura em velocidade cruzeiro, este é o espaço para quem faz da técnica de iluminar uma arte.

Uma historinha:
Lá na França, país pioneiro na gestão de iluminação pública e de monumentos, diz-se “Ilumination” para definir uma iluminação no termo mais simples, sem sombras que revela apenas o volume, não a volumetria é como definem uma luz chapada e sem arte.

E lá na França, onde iluminar também é arte e escola, que dizem “Mettre em Lumière” para definir a iluminação artística, a iluminação cênica, a luz que valoriza o objeto iluminado.

Um toque:
Como falar em turismo, consumo e Copa do Mundo, sem falar e planejar a “Vida Noturna” de uma rua, um bairro ou uma cidade? Considere que a espécie humana (com raras exceções) não vive a noite sem iluminação, só tem que escolher entre Ilumination ou Mettre em Lumière.

Teatro São Pedro

Antes da pintura.
Com o conceito “Iluminar para receber”, o briefing era surpreender visualmente os convidados para um evento empresarial/cultural, e a observação era em algum ponto ter a referência de cor da marca do cliente, o azul.
Optou-se em instalar projetores com a cor azul de saturação média no terraço do café, e filtros de correção levemente azulados nos projetores na lateral da fachada em meio a temperaturas de cor quentes como outra referência a cor da marca.
A iluminação com temperaturas de cor diferentes teve a intenção de desenhar a tridimensionalidade da fachada, que em dia de festa não compromete e não desrespeita a importância arquitetural do prédio.
O prédio em estilo “neoclássico light”, pois seu arquiteto não se prendeu a convenções características do neoclassicismo, possibilitou um grande retorno de luz e sombra, a horizontalidade de sua arquitetura é dividida por aberturas que por sua vez são separadas pelo que entendemos como colunas, dando aí a sensação de verticalidade.
Ao se trabalhar com dois alinhamentos de projetores busca-se quebrar a rotina do que seria uma iluminação clássica tanto em posição, bem como em temperatura de cor.
A idéia foi que a primeira linha de projetores rente a parede tivesse sua luz interrompida na cornija, que por sua vez projetaria sombra ao segundo nível do prédio.
A outra linha de projetores um pouco afastados teria sua luz indo até os frontões triangulares acima das aberturas (janelas), para assim projetar um segundo nível de sombras, terminando por coroar a platibanda saliente com todos os tons.